Como tosar Yorkshire? Passo a passo

Como tosar Yorkshire?

A tosa facilita a transpiração e assim deixa o animal menos agitado, aumentando o seu conforto corporal. O pêlo é um isolamento térmico, então uma tosa que praticamente deixa o cachorro “pelado” pode não ser ideal em um lugar frio por exemplo, pois é o seu pelo que protege!

A tosa do yorkshire deve ser feita por profissional especializado afim de não causar nenhum desconforto para o seu cachorro. Porque eu falo isso? Já ví muitos criadores e Petshop que simplesmente não sabem dar banho e tosa no animal e acaba maltratando seu yorkshire!

Mas será que é tão difícil assim? Não, mas se você nunca fez isso, digo pra você ir ao um Petshop e acompanhar o banho e tosa do seu yorkshire, que com toda certeza você poderá fazer cuidadosamente! Mas repito é bom ter uma supervisão de um profissional que sabe tosar realmente!

Normalmente a tosa deve ser feita em 40 dias, mas esse tempo depende do crescimento do pêlo do cachorro, que pode ser para mais ou para menos.

tosa-de-york-620x465Na hora da tosa é bom ter algumas preocupações para evitar transtornos para o cachorro. Use uma maquina de tosa boa e uma tesoura sem ponta para não ferir o animal. Antes de cortar certifique-se que não ira cortar o couro do animal, isso pode parecer “bobo” mais são acidentes bem comuns.

Outra preocupação é na parte do rosto do cachorro alguns pêlos fazem parte do rosto do yorkshire, então nunca corte na a franja do bigode e o canto do olho, pois você está tirando as características do animal e faz parte da sua proteção.

Antes de começar a tosa você deve dar um banho no animal e desembaraçar  e secar os seus pêlos, para a tosa ficar uniforme. O animal deve estar penteado para começar a tosa.

 

PASSO A PASSO – Como tosar Yorkshire

como tosar yorkshire
como tosar yorkshire

 

  1. Dê uma banho no Yorkshire e o seque completamente.
  2. Use um pente para desembaraçar os pêlos
  3. Procure um local que fique na altura ideal para você trabalhar, pode ser uma mesa um uma superfície plana, o Yorkshire deve estar tranquilo.
  4. Procure uma pessoa para ajudar na tosa e deixar o Yorkshire calmo
  5. Se o Yorkshire estiver nervoso não é boa hora, pois é nesse momento que os acidentes acontecem.

    como tosar yorkshire
  6. Use uma maquina de tosa para cortar os pêlos. Junto com a maquina vem vários pentes e você escolhe de acordo com o tamanho do pêlo que deseja obter, normalmente para York é entre o 8 e 10.
  7. Uma observação é que a maquina de corte para pessoas e animais são diferentes. Então compre a correta, vende nas lojas de Pets e na Internet!
  8. Na hora do acabamento como as patas e calda, use a maquina com tamanhos menores,

    como tosar yorkshire
    como tosar yorkshire
  9. Use uma tesoura sem ponta para fazer todos os ajustes necessários, principalmente na cabeça, apare os pêlos saliente e deixe o Yorkshire lindo.
  10. Para ver melhor o corte, banhe o cachorro novamente para tirar os excessos, seque o cachorro e arrume como desejar.

Ps: A escovação do Yorkshire deve ser feita diariamente para o seu pêlo crescer sedoso e evitar nó e emaranhado nos pêlos.

 

Oi, gostou desse conteúdo?

Então nos ajude: curta nossa página e divulgue nosso blog.

Qualquer dúvida pode perguntar, que iremos responder!

 

Fonte: Google Imagens, Printrest, Mariadelucia.com.br

Como tosar Yorkshire, Como tosar Yorkshire, Como tosar Yorkshire, Como tosar Yorkshire, Como tosar Yorkshire,

Comentários no Facebook