Cio Yorkshire – Como Saber se a minha Yorkshire está no CIO?

∅ Cio Yorkshire – Como Saber se a minha Yorkshire está no CIO?

08107-Yorkshire-Terrier-pup-with-its-paws-up-white-background
cio yorkshire

O cio é quando a cachorra já chegou a uma certa maturidade e é chamada PUBERDADE. Quanto menor for a raça, mais cedo ela atinge o seu primeiro CIO.

Se tratando de cadelas Yorkshires ocorre geralmente dos 9 aos 12 meses de idade. É detectado através de um sangramento ou até mesmo a genitália mais inchada e também o fato da cadela procurar o cachorro.

É desaconselhado fazer o acasalamento no 1º CIO, pois o desenvolvimento da cachorra não está terminado (ver cuidados)e o filhote pode sofrer algum dano. Então a partir do 2º CIO quando a cachorra tiver mais de 1 ano é mais recomendado.

O cio pode ocorrer até 3 vezes por ano, segundo os especialistas, mas normalmente é a cada 6 meses  e dura 9 dias em média, mas pode ser bem menor ou maior de 5 a 15 dias.

A Ovulação ocorre entre o 2º e 3º dia após o sangramento, onde normalmente o criador realiza o acasalamento. Ou seja, se o sangramento acabou no 9º dia então o 11º e 12º devem ser feito o acasalamento.

Um dos truques que muitos criadores usam para identificar o fim do “sangramento” é colocar um pano claro na caminha onde a cadela dorme, assim todas as manhãs o criador analisa e quando não há mais mancha de sangue no pano é feito o acasalamento.

∅ CIO SECO OU SILENCIOSO  – CIO YORKSHIRE

Esse cio é caracterizado pela falta dos sinais do cio ou seja: Não há sangramento, não há inchaço na vulva e nem sangramento. Então você pergunta:

Como vou saber quando minha Yorkshire está no CIO?

Normalmente poderá perceber pelo comportamento do animal, que está querendo acasalar e principalmente e algum macho chegar perto e ficar muito “ANIMADO”. rs

Também pode ser identificado pelo veterinário através da citologia vaginal e dosagem hormonal.

 

∅ A minha Yorkshire está muito agressiva – CIO YORKSHIRE

yorkshire com raiva
yorkshire com raiva

A agressividade da fêmea pode ser gerada por diversos fatores, tantos por se tratar do seu 1º CIO e toda uma mudança fitofisiológica ocorre e não há uma maturidade para o acasalamento.

Como o CIO poderá estar no inicio ou no final do processo, assim a  cachorra costuma rejeitar o cachorro e se tornar mais agressiva.

Então nesse momento a calma fala mais alto. Tenha tranquilidade nesse momento, pois, é algo novo e estressante no inicio.

 

∅ Acasalamento ♥ ♥ ♥ – CIO YORKSHIRE

yorkshire acasalamento
yorkshire acasalamento

No cruzamento eles poderão ficar grudados e não fique com medo pois é absolutamente normal. Então nada de jogar água, puxar, bater etc… Você deve esperar pois poderá demorar de 10 á 40 minutos.

Então não os separe normalmente é o momento da ejaculação e fecundação. Então entenda não há sofrimento nisso, é o normal de acontecer!

Após o cruzamento deixe-os separados, pois possivelmente farão novas tentativas desgastando ambos. A cachorra e o cachorro devem descansar, comer e berber água para a nova tentativa. Você pode cruzar de 2 á 3 vezes por dia.

 

∅ FALTA DE CIO – CIO YORKSHIRE

7826905-cucciolo-yorkshire-terrier-sullo-sfondo-bianco
cio yorkshire

Muitas pessoas se queixam de falta de CIO da sua cadela, uma das razões para isso pode estar justamente na alimentação.

Se a cadela Yorkshire tiver uma má alimentação, como rações trocadas constantemente, comidas fora da dieta da cachorra, muito tempo sem se alimentar e exercitar, podem causar a diminuição e até mesmo a ausência do CIO.

Não é comum o fato de cachorro não terem CIO e ao trocar de DONO e ambiente terem o CIO normalmente. Além de ser algo da relacionado a Alimentação, podem ocorrer distúrbios glandulares e até mesmo o ambiente esteja em desacordo com a raça.

Vale ressaltar que uma alimentação abundante pode resultar também na falta de CIO. A obesidade do animal pode tornar o CIO em períodos cada vez mais raros. Além da cachorrinha muito gorda dificulta o parto.

Também podem ocorrer Cistos Ovarianos, e outras doenças que podem interromper o CIO. Essa doenças são chamadas NINFÔMANAS. Nesses casos melhor procurar o veterinário para melhor diagnóstico.

Alguma semelhança com a seres humanos é pura coincidência, rsrs

 

Esse post foi relevante pra você?

Então nos ajude: curta nossa página e divulgue nosso blog.

Qualquer dúvida pode perguntar, que iremos responder!

CIO YORKSHIRE, CIO YORKSHIRE, CIO YORKSHIRE, CIO YORKSHIRE

Comentários no Facebook